Transforme o futuro de alguém. Doe livros.
Desafio do mês

Publicado em Abril de 2016


[BRIEFING]
O Dia Internacional do Livro foi proposto pelo escritor Vicent Clavel Andrés e aceito pelo governo espanhol que o instituiu como 05 de Abril na Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, no entanto, a data foi transferida para 23 de abril, dia de aniversário de morte de de Miguel de Cervantes, famoso escritor espanhol, autor de Don Quixote, um dos clássicos da literatura mundial.
Aproveitando a data, a UNESCO, em 1995, instituiu o dia 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, uma vez que, nessa data, também são lembrados William Shakespeare e Josep Pla, escritores que também morreram em 23 de abril.
A UNESCO usou a data para incentivas as pessoas, especialmente as mais jovens, a buscar os prazeres da leitura e a conhecerem a imensa contribuição de todos os autores na história da civilização humana.
O livro é um dos elementos essenciais para o desenvolvimento da cultura e da civilização humana. Sua origem se perde na história humana, desde a época em que eram feitos de argila e escritos com caracteres cuneiformes, na Assíria, ou no Egito, escrito em papiros feitos manualmente, ou ainda em pele de animais em outras civilizações.
Uma criança que aprende a ler desde a infância fica melhor preparada para a vida, conseguindo interpretar e compreender melhor o mundo que o rodeia da mesma forma como interpreta os sinais que representam a palavra.
A leitura ainda desenvolve o vocabulário, tornando a pessoa mais fluente, conseguindo estabelecer conceitos mentais, ou seja, fazendo com que a mente trabalhe de uma maneira mais satisfatória, estabelecendo a compreensão da consciência. Nesse processo, podemos enfatizar que a leitura é um processo interativo, onde a mensagem do autor alcança quem o está lendo.
Convidamos os participantes (universitários e simpatizantes) a incentivar o hábito da leitura na população.
[Métrica]
Para esse Desafio 2 formas de participação serão contadas:
1. Campanha de doação de livros didáticos e de literatura com posterior encaminhamento dos mesmos para bibliotecas públicas, escolas públicas e lares que cuidem de crianças, adolescentes e/ou idosos.
2. Leitura de livros de literatura em hospitais e lares que cuidem de crianças, adolescentes e/ou idosos.
[Pontuação]
A pontuação será contabilizada entre as 20 entidades de melhor performance levando em conta a somatória da quantidade de livros doados juntamente com a quantidade de horas/voluntário dedicadas.
A distribuição dos pontos se dará de maneira decrescente por ordem de colocação. Desse modo a entidade de melhor performance contabilizará 20 pontos, a segunda colocada 19 pontos, a terceira 18 pontos e assim sucessivamente.